URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Padre acusa ameaça de morte por policiais

O padre Julio Lancelotti, conhecido por seu trabalho com a população de rua, tem sido constantemente ameaçado. Dessa vez, jovens acolhidos por ele foram agredidos por policiais, que enviaram um “recado” em tom de ameaça.

“A Mooca é um dos lugares da cidade em que a população de rua aumentou muito. 20% de toda a população de rua de toda a cidade de São Paulo está lá. Isso incomoda muito porque temos todos os dias um momento de convivência e de acolhimento aos moradores de rua. Perto há um centro comunitário que vai fazer 25 anos e que surgiu da nossa ação junto à população de rua”, contou o padre à Fórum. “Esses jovens foram agredidos à noite, como sempre acontece. Eles batem nas pessoas, fazem acusações, levaram para a delegacia. É uma verdadeira tortura contínua. Enquanto eles batiam, mandaram olhar para baixo e disseram: ‘vocês são protegidos daquele padre que defende bandido. Avisem a ele que a hora dele vai chegar’.”

São Paulo tem sido palco de diversos atos de violência e truculência por parte de alguns membros da Polícia Militar. O governador Doria não comenta o assunto.

(com informações de Forum)


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês