URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

CPMI das Fake News: dono de empresa é convocado

A CPMI das Fake News começa nesta semana uma sequência de oitivas com vistas a esclarecer as denúncias de disparo de notícias falsas antes e durante às eleições presidenciais. Nesta terça-feira (11) o convocado é o senhor Hans River do Nascimento, proprietário da empresa Yacows acusada de ter fraudado vários registros de CPF para aquisição de chip de celular e posterior disparo em massa pelo aplicativo WhatsApp.

O WhatsApp já admitiu que os disparos em larga escala ocorreram antes e durante o período. A empresa afirma ainda que está tomando providências para conter o avanço de terceiros sobre a ferramenta. Atualmente, o aplicativo tem limitado o compartilhamento de conteúdo e aumentado as restrições quanto ao uso.

Os parlamentares membros da CPMI da Fake News também pediram investigações sobre o grupo acusado de ter utilizado das dependências do Congresso para encaminhamento de notícias mentirosas contra alvos políticos e autoridades.

A CPMI deverá ter seu prazo prorrogado para apuração de novas denúncias.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês