URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Advogados da Lava Jato no banco dos réus

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, acatou denúncia do Ministério Público Federal e determinou a abertura de processo contra os advogados Antônio Figueiredo Basto e Luís Gustavo Flores. A informação é do site Vortex.

Especialistas em direito criminal, Bastos e Flores atuaram na defesa de vários réus que fecharam acordos de delação com o consórcio formado a partir da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Os advogados são acusados de enviar ilegalmente ao exterior US$ 2,5 milhões entre dezembro de 2008 e outubro de 2012.

Entre os clientes da dupla estão Alberto Youssef e Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”. Conforme o MP, Messer teria se encarregado da transferência do dinheiro para os advogados. Eles também foram denunciados por manter contas no exterior sem declará-las à Receita Federal.

A ConJur procurou Antônio Figueiredo Basto e o criminalista negou as acusações. “Os impostos foram pagos, e a conta declarada e usada somente para receber honorários”, afirmou.

(com informações do Conjur)


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês