URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

A ameaça que vem do Irã e da Argentina contra o Brasil

O governo brasileiro precisa agir rápido para evitar a quebradeira sobre o agronegócio. O Irã, quarto maior importador de alimentos do Brasil, que gasta cerca de US$ 2 bilhões por ano apenas com grãos, carnes e outros derivados, acerta acordo comercial com empresários argentinos.

Nesta semana um grupo de empresários da Argentina, com apoio do atual presidente Fernandez, viaja ao Irã para encontro comercial entre os dois países. Na pauta está a prioridade na aquisição de alimentos produzidos em território argentino. 

O Irã não mantém a mesma diplomacia com o Brasil após o assassinato de Qassen Soleimani, seu segundo maior líder político e militar. A morte do general iraniano deixou o Brasil em situação delicada em razão do apoio e os últimos acordos fechados com EUA.

Caso a Argentina assuma a liderança comercial no fornecimento de alimentos com em território palestino, a balança comercial do Brasil sofrerá forte queda. O agronegócio pode esperar períodos de recessão.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês