OMS emite alerta ao mundo

Imagem
“Temos que fazer todo o possível para nos prepararmos para uma potencial pandemia.” O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assumiu nesta segunda-feira que muito provavelmente o que hoje é uma epidemia, o Covid-19 ou coronavírus de Wuhan, transforme-se em algo maior. “Não podemos paralisar o mundo, e não é realista dizer que é possível parar a transmissão entre os países. Provavelmente haverá epidemias em vários, mas pode ser contida”, afirmou Michael Ryan, diretor do Programa de Emergências do organismo internacional.
O cenário mudou rapidamente em poucos dias. Passou-se de uma situação em que se observava como os casos na China pareciam ser contidos e como no resto do mundo as infecções eram muito escassas a outra com surtos descontrolados na Itália, na Coreia do Norte e no Irã. Ghebreyesus ressaltou que os surtos podem ser contidos e que o cenário continua sendo de epidemia, tanto pelo número de casos como de mortes fora da China. Ao mesmo…

A ameaça que vem do Irã e da Argentina contra o Brasil

O governo brasileiro precisa agir rápido para evitar a quebradeira sobre o agronegócio. O Irã, quarto maior importador de alimentos do Brasil, que gasta cerca de US$ 2 bilhões por ano apenas com grãos, carnes e outros derivados, acerta acordo comercial com empresários argentinos.

Nesta semana um grupo de empresários da Argentina, com apoio do atual presidente Fernandez, viaja ao Irã para encontro comercial entre os dois países. Na pauta está a prioridade na aquisição de alimentos produzidos em território argentino. 

O Irã não mantém a mesma diplomacia com o Brasil após o assassinato de Qassen Soleimani, seu segundo maior líder político e militar. A morte do general iraniano deixou o Brasil em situação delicada em razão do apoio e os últimos acordos fechados com EUA.

Caso a Argentina assuma a liderança comercial no fornecimento de alimentos com em território palestino, a balança comercial do Brasil sofrerá forte queda. O agronegócio pode esperar períodos de recessão.


Comentários

MAIS LIDAS

Deputados negociam para votarem a Reforma da Previdência

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Arábia Saudita e Rússia ameaçam romper relações com Brasil. Agora ficou bonito!