URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Sergio Moro de malas prontas

O ministro Sergio Moro tem mantido discrição sobre a sua permanência no governo Bolsonaro até 2022, quando termina o mandato do presidente. A possível candidatura ao cargo de presidente da República é frequentemente comentada no círculo político e de pessoas mais próximas ao ministro da Justiça.

Analistas políticos garantem que é real e forte a possibilidade de saída de Moro antes do término do mandato presidencial. As derrotas sofridas no Congresso e o baixo entusiasmo do presidente Bolsonaro em apoiá-lo em seus projetos têm contribuído para aumento do desgaste entre os dois agentes públicos.

Moro ampliou sua participação nas redes sociais. Na semana passada ele anunciou sua conta na rede social Instagram. Em poucos dias o ministro conseguiu ganhar mais de 600 mil seguidores. Uma demonstração de força de sua imagem.

Bolsonaro garante que os dois mantêm boas relações profissionais e que não há rusgas, tampouco conflitos de interesses. Entretanto, as decisões do presidente sinalizam desconfiança entre os aliados de Sergio Moro.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês