URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

"Não vou dar mais entrevistas", decide Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro declarou que não concederá entrevistas cotidianas durante a saída do Palácio da Alvorada, como faz de costume. Ele alega que sofre de acusação de "agredir" jornalistas.

Jair Bolsonaro divulgou um vídeo no Twitter na manhã desta quarta-feira (22) afirmando que não dará mais entrevistas aos jornalistas em razão de processos que estaria sofrendo por atacar a mídia.

“Eu quero falar com vocês, mas a associação nacional de jornalismo diz que quando eu falo eu agrido vocês. Então, como sou uma pessoa da paz, não vou dar entrevista”, ironizou Bolsonaro.

O presidente se referia ao levantamento feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que revelou que Bolsonaro foi o responsável por 121 dos 208 ataques contra veículos de comunicação e jornalistas, o que representa 58% do total.

Na noite do domingo (19), Bolsonaro ironizou o levantamento, publicando uma imagem de reportagem sobre o assunto com uma longa gargalhada: “KKKKKKKKKKKKKKK”.

Ele ainda pegou o comentário de um apoiador e escreveu: “Pegaram o QI médio da galera da imprensa. Deu 58”.

(com informações de Forum)


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês