URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Governo da Itália não aceita maçons e os trata como mafiosos e corruptos

"Os temas que (...) pertencem à Maçonaria não podem fazer parte do governo", afirma o pacto do governo acordado pela Liga do Norte e pelo Movimento 5 Estrelas na Itália.

O documento, que estabelece as bases da formação do governo pelos dois partidos mais votados nas eleições gerais italianas  coloca os maçons no mesmo plano que os criminosos, corruptos e mafiosos.

Eles são automaticamente descartados pelo código de ética da coalizão que tomou as rédeas políticas do país.

O Grande Oriente de Itália maior congregação Maçônica do país com cerca de 18.000 membros - solicitou a intervenção do presidente da República, na medida em que consideram um "discriminação injusta" e "um insulto à história da Itália."

"A ideia de inserir uma cláusula anti-congelamento no contrato entre a Liga e o M5S é contrária aos princípios constitucionais. Lembre-se das leis fascistas que os maçons sempre denunciaram e que são consequência de uma deriva liberticida perigosa ", disse o grupo em um comunicado.

As negociações entre a Liga do Norte eurocética e anti-imigração e o Movimento de 5 Estrelas - o partido fundado pelo comediante Beppe Grillo, frequentemente descrito como populista - duraram mais de dois meses e meio.

O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, professor universitário, jurista, sem experiência anterior em gestão política, recebeu o mandato do presidente, Sergio Matarella.

(com informações do site O Malhete)


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês