URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Polícia Federal investiga propina para cancelar Castelo de Areia. Palocci teria delatado

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagaram na manhã desta sexta-feira a segunda fase da Operação Appius, que investiga o pagamento de propina para anular a Operação Castelo de Areia, entre 2010 e 2011. Os alvos da operação são escritórios de advocacia do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cesar Asfor Rocha em Brasília e em São Paulo. Não há mandados de prisão.

A operação Castelo de Areia foi aberta para investigar o esquema de corrupção envolvendo políticos, autoridades e o Grupo Camargo Correa. Na época o sócio-majoritário Fernando de Arruda Botelho morreu em acidente aéreo, numa sexta-feira 13.

O acidente envolvendo a morte do empresário Fernando de Arruda Botelho foi denunciada como sendo assassinato pelo também sócio Davincci Lourenço de Almeida. O avião que Fernando pilotava caiu na fazenda do próprio empresário.

A Castelo de Areia pode revelar um escândalo maior do que todos que foram investigados até o momento.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês