URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Terremoto e risco de tsunami deixam moradores em pânico

Um forte tremor de terra de magnitude 7,3 na escala de Richter atingiu o mar de Banda, a noroeste de Timor-Leste. Não há registro de vítimas até o momento.

Dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico confirmaram que o sismo ocorreu a uma profundidade de 224 quilômetros, pouco tempo depois de outro forte sismo, de 6,1 ter atingido a província indonésia de Papua, na ilha de Nova Guiné.

Em alguns locais de Díli, como no centro comercial Timor Plaza, várias pessoas saíram para a rua durante o forte abalo. Há possibilidade de tsunami, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O terremoto foi igualmente sentido na cidade australiana de Darwin, também com as pessoas a saírem para a rua em vários locais.




Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês