URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Sérgio Moro ficou indignado com delegado federal, por quê?

As conversas travadas entre Sérgio Moro e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, revelam mais sobre a novela de corrupção que virou o que seria a maior operação de combate à corrupção no Brasil. A influência do juiz, naquela época, era tamanha que chegou a decidir sobre as funções e tarefas de um delegado da Polícia Federal.

O jornalista Reinaldo Azevedo em parceria com o IntecerptBrasil descreveu de forma bem detalhada sobre a trama sórdida mantida através do aplicativo Telegram.

Confira abaixo o trecho escrito pelo jornalista:

1: nota-se a clara insatisfação de Moro com o fato de a PF ter anexado aos autos a tal da lista da Odebrecht, que trazia políticos com foro especial. Obviamente, há mais do que o simples temor de provocar a ira de Teori Zavascki. Sem essa divulgação, havia a possibilidade de que tais pessoas continuassem a ser investigadas de modo irregular pela força-tarefa — quando essa era uma competência da Procuradoria-Geral da República —, sob, literalmente, o comando de um juiz de primeira instância, quando tal atribuição era do Supremo;

2: Deltan se oferece para mobilizar a força-tarefa e o Conselho Nacional de Justiça e fala em antecipar uma denúncia — numa clara manipulação do andamento da investigação — para tentar diminuir os contratempos do juiz junto ao Supremo.

3: Se resta evidente que Moro conduzia a mão de Dallagnol, este, por sua vez, mobiliza um delegado da Polícia Federal para expressar a insatisfação do juiz com a decisão tomada pela PF. Há um dado que a muitos esta escapando: o que Moro chama de "tremenda bola nas costas" era apenas de um ato regular da Polícia Federal, que seguia o rito legal.

O conteúdo revela que Sérgio Moro extrapolou o limite legal da atuação de um magistrado.




Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês