URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Greve já atinge 20 dos 27 estados brasileiros

A greve geral paralisa os principais serviços públicos em 20 estado brasileiros. ônibus, trens e metrôs operam de forma precária em alguns estados. Nas principais capitais, Rio de Janeiro e São Paulo, os serviços estão quase 100% paralisados.

Os trabalhadores protestam contra o fim da aposentadoria e o projeto do Governo Federal que deseja acabar com o 13º salário. A adesão é quase total neste momento.

Sindicatos e movimentos sociais convocaram uma paralisação nacional para esta sexta-feira. O Metrô de São Paulo funciona parcialmente. O de Belo Horizonte está fechado. Há bloqueios em rodovias e vias urbanas do país.

Bancos e escolas não funciona na maioria dos municípios. Os professores prometem nova paralisação caso o governo insista na ideia de promover reformas na Previdência Social.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês