URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

ESTRANHO. 70 baleias aparecem mortas no litoral americano

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) da Pesca, o encalhe de mais de 70 baleias cinza neste ano é considerado um “evento de mortalidade incomum”.

A Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos (MMPA) define um 'Evento de Mortalidade Incomum' como envolvendo uma morte significativa, que exige uma resposta imediata.

O número de encalhes de baleias cinzentas para 2019 é o maior número já registrado desde 2000 - um ano em que mais de 100 baleias foram arrastadas pelas costas dos Estados Unidos.

Houve alguma indicação de cientistas que a mudança climática poderia ter desempenhado um papel nas mortes.

Sue Moore, oceanógrafa da Universidade de Washington, disse à Reuters: "O Ártico está mudando muito, muito rapidamente, e as baleias vão ter que se adaptar a isso".

Os cientistas sugeriram que uma possível causa dos encalhes é a falta de gelo marinho, que poderia ter causado estragos no suprimento de comida das baleias.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês