URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Bolsonaro diz no Japão que é "missão divina"

Uma edição especial do jornal japonês The Japan Times, voltado para reunião de cúpula do G-20, grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais, traz um perfil dos líderes que irão participar do encontro onde destaca que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já declarou que se acha em uma “missão divina".

O jornal observa, ainda, que Bolsonaro é católico, militar aposentado e que aos “64 anos é conhecido por apoiar o conservadorismo nacional”. O texto também cita que Bolsonaro já demonstrou ceticismo sobre os investimentos chineses no Brasil, um dos maiores parceiros comerciais do país.




Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês