URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Ex-jogador do Vasco é espancado e morto após violentar criança

A morte do ex-jogador Valdiram, artilheiro da Copa do Brasil de 2006 pelo Vasco da Gama, repercutiu bastante em abril. O corpo do jogador foi encontrado em uma rua da cidade de São Paulo. Nesta quinta-feira (2), a polícia divulgou o provável motivo de ele ter sido espancado.

O delegado Vander Cristian Rodrigues, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações do caso, afirmou que o Valdiram teria abusado de uma criança de três anos. O delegado explicou o caso em entrevista ao UOL Esporte.

Segundo ele, há evidências robustas de que o ex-jogador praticou “ato libidinoso contra a criança”. O delegado afirma que duas testemunhas confirmaram essa versão e o corpo de Valdiram foi encontrado sem roupa.

Baseado nas imagens de câmera de segurança e no depoimento de moradores de rua que foram presos, a polícia crê que o ex-jogador teria sido espancado por cerca de três horas até morrer. O abuso contra a menina teria ocorrido dentro de uma barraca.

Valdiram é chamado de “Jack” por moradores de rua. Este é um apelido direcionado a quem pratica estupros. O delegado explicou que testemunhas viram Valdiram correndo pela rua tentando cobrir as partes íntimas.


Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês