URGENTE: OMS declara pandemia

Imagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara uma pandemia do coronavirus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de Saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas para um plano sanitário que possa focar em evitar mortes.

A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que o risco de um contágio seria maior. Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110.

(Da coluna de Jamil Chade no UOL)

Mais tanques de guerra e clima quente na fronteira Brasil e Venezuela

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, confirmou ontem, 21, que a operação humanitária de ajuda à Venezuela terá início neste sábado, 23, mesmo após Nicolás Maduro ter confirmado o fechamento da fronteira e enviado tanques de guerra para Santa Elena de Uairén, cidade fronteiriça com o Brasil.

“A situação do país vizinho está sendo monitorada. O planejamento do governo estabelece como linha limítrofe a própria fronteira”, destacou Rêgo Barros.

O clima ficou tenso nesta sexta-feira (22) com a morte de 1 pessoa e mais 12 que ficaram feridas. 

O governo ainda não se manifestou sobre o caso.




Comentários

MAIS LIDAS

Maduro mandar queimar lojas da Maçonaria sob acusação de organização criminosa

Mamata | General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior

VÍDEO. Tratores com jatos lançam fezes sobre Parlamento francês