Angola antecipa pagamento e quita empréstimo com Brasil. E agora?

Imagem
Os empréstimos brasileiros concedidos via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para os países africanos geraram polêmicas durante o período pré-eleitoral e eleitoral. Vários candidatos utilizaram do argumento para plataforma política e até acusações consideradas infundadas sobre lavagem de dinheiro.
Nesta segunda-feira (9) o Ministério da Economia divulgou nota onde afirma que Angola antecipou o pagamento de todas as parcelas do empréstimo adquirido via BNDES com o Brasil. O dinheiro foi repassado através de parceria entre o governo angolano, a iniciativa privada e o governo brasileiro. 
Angola honrou o compromisso e não deve mais nenhum centavo ao Brasil. Vale ressaltar que o empréstimo rendeu juros aos cofres públicos possibilitando o aumento da receita.

Política e Poder | Universidade soterrou animais durante demolição. Covardes!

Moradores de imóveis demolidos nesta terça-feira (22) na Ilha do Fundão afirmam que a UFRJ soterrou animais de estimação. Os socorristas Randel Silva e Chris Neri, do Centro de Reabilitação Pata Amiga, afirmam que os moradores não tiveram tempo de pegar seus animais.


As casas, na Praia do Mangue, eram de pescadores que viviam no campus da Cidade Universitária há anos.


“Corri para o local, mas, quando cheguei, já era tarde, estava tudo no chão”, contou o vereador Luiz Carlos Ramos Filho. “Ainda conseguimos resgatar um animal, mas os moradores dizem que havia outros sob os escombros. Foi uma ação muito truculenta”, lamentou.

O que diz a UFRJ


Em nota, a UFRJ afirmou que cumpriu ordem judicial para desocupação da Praia do Mangue e garantiu que retirou os animais antes da demolição. “Foram três cães e dois gatos. Outros estavam soltos”, informou.

Mais denúncias


Em 2018, o Programa Linha Verde, do Dique Denúncia, registrou 4.020 relatos de maus-tratos contra animais. Em 2017, foram 3.104 registros – um aumento de 30%. Entre os relatos estão falta de alimentação, abandono, espancamento e animais presos e acorrentados.


Maus-tratos e abandono de animais são crimes. A Lei 4.731/2008 estabelece multa no valor de R$ 3.608,24 e prevê detenção de três meses a um ano e multa.


Comentários

MAIS LIDAS

Aberração | Filhas solteiras de senadores ganham 33 mil reais. "Isso vai acabar", diz Bolsonaro

Goooooool! | Governo decide acabar com auxílio-reclusão

Deputados querem "gorjeta' de R$ 10 milhões pra votarem a Reforma da Previdência